Objetivo é verificar condições de segurança contra incêndio.
Vários estabelecimentos não têm alvará de funcionamento, diz bombeiro.

Bombeiros fazem operação em lojas no centro de Maceió (Foto: Divulgação/ Ascom CBM)Bombeiros fazem operação em lojas no centro de
Maceió (Foto: Divulgação/ Ascom CBM)
O Corpo de Bombeiros realizou uma operação, na manhã desta terça-feira (24), no centro de Maceió, para verificar as condições de segurança contra incêndio nas lojas e ensinar aos lojistas técnicas de como combater o fogo.
De acordo com o capitão Luiz Dantas, a Operação Centro Seguro fiscalizou as instalações das lojas. "Vamos conscientizar os lojistas da área que é importante se adequar às normas de segurança", explicou.


Ainda segundo o militar, foram encontradas diversas irregularidades nos estabelecimentos durante a ação. "Muitos estabelecimentos apresentam falta de alvará de funcionamento, que deve ser emitida por nós".
De acordo com o Corpo de Bombeiros, os responsáveis por lojas que tenham área inferior ou igual até 750 metros quadrados e de baixo risco devem realizar um projeto simplificado e pagar uma taxa na Diretoria de Atividades Técnicas (DAT), localizada no Quartel Geral do Corpo de Bombeiros, no bairro do Trapiche da Barra, em Maceió.
Já áreas acima de 750 metros, é necessária a realização de um projeto de segurança contra incêndio e pânico, feito por engenheiros. Em seguida, os lojistas devem apresentar o projeto para o Corpo de Bombeiros. Caso aprovado, os responsáveis pelos estabelecimentos devem executar o projeto. Os bombeiros realizam uma vistoria e se a verificação for aprovada, recebem o alvará de funcionamento.
fonte G1