E 10% acabam em amputação da mão e dos dedos. Esses dados alarmantes são da Associação Brasileira de Cirurgia da Mão e alertam para o perigo da brincadeira

Pode até ser bonito e alegre em comemorações de final de ano e em festas. Crianças, principalmente, acham lindo aquela diversidade de cores no ar provocada pelos fogos de artifícios. Mas tanto os pequeninos como os adultos precisam tomar muito cuidado com esses explosivos.
Em junho, o número de festas de São João aumenta e também os casos de acidentes com fogos de artifício. De acordo com a Associação Brasileira de Cirurgia da Mão, cerca de 70% dos casos de queimaduras são provocados por artefatos pirotécnicos e 10% das vítimas sofrem amputações, principalmente das mãos e dedos. As lesões provocadas por fogos de artifício são graves e difíceis de recuperar.
Queimaduras no rosto, lesões de córnea e mutilação também são freqüentes e preocupantes. “Outra ameaça para a integridade física de quem manuseia fogos é a adulteração de materiais. É comum encontrar pessoas que desmontam dois ou três foguetes para construir uma bomba improvisada de alta potência”, alerta o cirurgião da mão Heitor José Rizzardo Ulson, do Hospital Samaritano de São Paulo e professor do Departamento de Ortopedia da Unicamp.
Segundo especialistas, as crianças são as mais atingidas pelo problema. Quando presenciam aquela explosão, acham lindo e querem ver novamente. Muitas vezes, isso é feito sem a supervisão de um adulto, com o perigo de causar sérios ferimentos. Os pais precisam ensinar as crianças desde pequenas que isso pode machucar.
“É necessário um trabalho de conscientização dos pais, já que muitas das vítimas dos fogos de artifício são crianças, adolescentes e jovens”, comenta Ulson.
fonte mulher.com.br