Animal já recebeu certificado nacional pela agilidade e concentração
Sharon e mais 7 cães participaram da prova que ocorreu em Santa Catarina.

Cadela Sharon, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso)Cadela Sharon, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso)
Depois de receber o 'Certificado Nacional de Busca, Resgate e Salvamento', a cadela Sharon, do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, conquistou no início desde mês, a certificação internacional de cão de resgate. A prova aconteceu na cidade de Xanxerê, em Santa Catarina, nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. Ela e mais sete cães passaram por provas de busca, resgate, desobediência e destreza.
A prova envolveu cães do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, Paraná, e ainda da Província de Mendoza, na Argentina. No total, oito cães participaram da prova, sendo labradores e golden retriever. A cadela que tem três anos de idade, atua no 2º Batalhão de Bombeiros Militar de Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.

Já em uma área de escombro, a cadela também teria que localizar duas vítimas em 20 minutos. O capitão do Corpo de Bombeiros, Rafael Marcondes, que é dono da Sharon, explica que na área urbana, é mais complicado para encontrar as vítimas, por isso, o tempo é maior. “O cachorro não se desloca com tanta velocidade e o local é menor. Na urbana, a vítima fica totalmente oculta”, explicou. De 200 pontos, ela conseguiu 185 e localizou as vítimas em seis minutos.
Para levar o certificado para casa, a labradora teve que mostrar que está apta para atuar tanto em área urbana quanto rural. Em uma área de vegetação nativa, Sharon teve que localizar duas vítimas em 15 minutos. Além disso, o controle, direcionamento e intensidade da busca são avaliados. De um total de 200 pontos, ela marcou 195.
Cadela de resgate de Mato Grosso ganhou certificado internacional (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso)Cadela de resgate de Mato Grosso ganhou certificado internacional (Foto: Corpo de Bombeiros de Mato Grosso)
Além dessas provas, a bombeiro teve que passa pelo teste de desobediência e destreza, que inclui nove exercícios, como de obstáculos e distância. Eles somam 100 pontos e a cadela marcou 93. Ela é a única cadela no estado preparada para as provas. Apenas os estados de Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina possuem cães com certificação internacional.
Sharon é treinada pelo capitão Rafael Marcondes para localizar pessoas vivas e mortas em escombros e áreas rurais, desde os dois meses de idade. Ela treina menos três vezes na semana, cerca de 4 horas. O capitão revela que Sharon não tem uma alimentação especial, mas, que ela come uma ração de qualidade duas vezes por dia.
O certificado obtido pela bombeiro é válido por dois anos. “Ela precisa ser avaliada novamente para saber se ele ainda tem o mesmo desenvolvimento”, disse o capitão. Além da Sharon, outros cinco cães conquistaram o certificado de internacional de cão de resgate.
A idade mínima para participar da prova e de 1 ano e meio e no máximo 10 anos. A prova é certificada pela Organização Internacional de Cães de Resgate (IRO), que tem sede em Salzburgo na Áustria.
Certificação nacional
Sharon já conquistou o certificado nacional durante as provas realizadas no 9º Seminário Nacional de Bombeiros que aconteceu em Goiânia no mês de novembro deste. Na ocasião, a cadela se destacou pela sua agilidade e concentração.