Mais de 3 mil aparelhos, materiais de furto ou roubo, estão na delegacia. 
Inspetor trabalha diariamente para achar os donos dos celulares.





Uma delegacia da Polícia Civil, em Porto Alegre, apresenta mais de 3 mil celulares roubados ou furtados à reportagem. Em meio a uma montanha, o dedicado investigador Paulo Nunes tem a missão de encontrar os verdadeiros proprietários desses aparelhos. A boa notícia é que ele já conseguiu identificar pelo menos a metade dos donos desses celulares e já devolveu mais de mil e quinhentos celulares. 

Cinco meses depois de ter o celular roubado, a corretora de imóveis Renata Niches teve uma surpresa. O aparelho foi recuperado pela polícia. "Inclusive, quando eu falei pros colegas ninguém acreditou. Eu nunca esperava que alguém fosse recuperar", comenta.
 
Mais de 3 mil celulares estão na delegacia de Porto Alegre aguardando os donos  (Foto: Reprodução / RBS TV)Mais de 3 mil celulares estão na delegacia de
aguardando os donos 
Os telefones são apreendidos em operações das polícias civil e militar. Muitos são vendidos na rua.  Depois de recuperados, os aparelhos vêm parar nas mãos de Paulo Nunces, o escrivão de polícia é um especialista em encontrar os verdadeiros donos de celulares roubados. Para isso ele usa a numeração de série do aparelho, chamada de 'imei'.

"Através do imei do aparelho a gente notifica as operadoras. A operadora me diz, através da auditagem no sistema, quem era a pessoa que usava aquele aparelho celular", conta o escrivão.

Por isso, em caso de roubo é importante registrar na ocorrência o número do 'imei'. Para driblar a investigação, os criminosos tem feito a troca dos aparelhos roubados entre estados diferentes. A polícia gaúcha defende a criação de um formulário específico para roubo de celulares.

O empresário Márcio Breye levou o número do imei na hora de registrar a ocorrência de furto do celular. Em menos de um mês, recebeu a ligação da delegacia.

"Até achei que teria perdido. Aí cheguei aqui, e era o meu aparelho, show de bola!", comemora o empresário.

Durante a copa, no ano passado, uma turista francesa teve o celular roubado na capital gaúcha. Um ano depois, ela recebeu uma mensagem da polícia através de uma rede social.

"Eu fiz contato com ela, perguntei se ela tinha feito uma ocorrência policial, se ela tinha procurado a polícia e ela me disse que a polícia brasileira era muito perigosa. Eu fiz um acordo com ela: 'tu me manda o endereço, eu faço chegar o teu aparelho celular. Com a condição de que, depois, tu vai desfazer essa visão que tu tem da polícia", lembra Paulo.

A francesa recebeu o telefone e postou uma mensagem de agradecimento na internet. Para conferir o número do imei no celular, basta digitar o código 'asterisco - hashtag - zero - meia - hashtag' e o número que identifica o aparelho vai aparecer na tela.
fonte G1