O grupo desembarcou  no Aeroporto de Lençóis  na tarde de ontem
O grupo desembarcou no Aeroporto de Lençóis na tarde de ontem

Share on twitter


























Uma equipe formada por 44 bombeiros militares do Distrito Federal já está na Chapada Diamantina para apoiar as ações de combate aos incêndios na região. O grupo chegou no Aeroporto de Lençóis, na tarde desta terça-feira (15), a bordo de um avião Hércules das Forças Armadas. Sua atuação na luta contra o fogo é resultado da articulação da Casa Civil do Estado, por meio da Defesa Civil baiana, com a Defesa Civil Nacional. 

Para reforçar o combate ao fogo, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) contratou mais dois helicópteros, um deles começou a atuar na cidade de Jacobina ainda na tarde de ontem. Foram investidos, também pelo governo estadual, R$ 500 mil na compra de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e de combate ao fogo, como luvas, máscaras, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento. Uma parte do material foi entregue para brigadistas voluntários na última segunda-feira (14), no grupamento do Corpo de Bombeiro de Lençóis.

Atualmente, a operação coordenada pelo programa Bahia Sem Fogo, do Governo do Estado, conta com 106 bombeiros militares, 40 brigadistas, oito peritos, quatro veículos tracionados (4×4), cinco helicópteros e seis aviões modelo air tractors (capazes de transportar até 3,8 mil litros d´água). 

"É importante a parceria de todos para que, juntos, possamos ter maior efetividade nas ações de combate. Toda a estrutura (aeronaves, equipamentos e veículos) está sendo utilizada para fortalecer esse trabalho. Atuamos conjuntamente com outros órgãos e instituições", afirmou o titular da Sema, Eugênio Spengler, que conta com a atuação na região dos órgãos do Governo Federal.
fonte jornaldamidia.com