Uma equipe de 50 bombeiros civis da Empresa de Formação de Bombeiro Civil (EFBC) começou na terça-feira (22) um trabalho em campo no bairro de Maranguape II em Paulista, Região Metropolitana do Recife, para identificar e eliminar focos do mosquito Aedes aegypti na área. A ação é voluntária e acontece em parceria com a Secretaria de Saúde da Prefeitura do município. A Secretaria disponibilizou 15 agentes de Vigilância Ambiental para trabalhar junto aos bombeiros.

Segundo o Diretor de Comunicação da EFBC, Daniel Lacerda, os bombeiros passaram por três dias de capacitação teórica e, hoje, iniciam o trabalho prático. Ele considera que a participação dos bombeiros seja de grande ajuda, tanto para a população como para os agentes. “Sabemos que existem limitações, como locais de difícil acesso, então o bombeiro está apto a dar esse suporte para facilitar o trabalho do agente de saúde”, comenta. O bloqueio dos focos do mosquito consiste na aplicação de larvicida, que mata apenas os ovos e as larvas do Aedes aegypti, pela manhã. À tarde, são utilizados fumacês para eliminar os mosquitos adultos.

Maranguape II é um dos bairros de Paulista com maior número de notificações de dengue. De acordo com o Superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Fabio Diogo, a ação de eliminação dos focos do mosquito pelo município já aconteceu em Engenho Maranguape e, posteriormente, terá início em Jardim Paulista Baixo, Paratibe e no Janga. Até a segunda semana de dezembro, foram 3.010 casos notificados de dengue em Paulista, com 815 deles confirmados.

fonte boa informação.com.br