Uma grande confusão tem tomado corpo ao longo dos últimos anos. uns chamam de brigadista.. outros, chamam de brigadista particular... e muitos, de brigada de incêndio.porém, uma grade diferença separa estas duas atividades distintas.
Conhecer suas diferenças, é extremamente importante até para para obtenção de um relatório mais apurado em casos de sinistros.
Brigada De Incêndio:
Em Janeiro de 1999, a ABNT, publicou a NBR 14276, após quase 7 anos
de discussões e revisões. O objetivo desta norma, foi estabelecer as condições
mínimas para a elaboração de um programa de brigada de incêndio, visando proteger a vida e o patrimônio, bem como reduzir as consequências sociais do sinistro e dos danos ao meio ambiente.
Brigada de incêndio é um grupo organizado de pessoas voluntárias ou não, treinadas e capacitadas para atuar na prevenção, abandono e combate a um princípio de incêndio e prestar os primeiros socorros, dentro de uma área preestabelecida.
Os critérios básicos para a seleção de candidatos a brigadista, devem atender aos seguintes requisitos: permanecer na edificação; possuir experiência anterior como brigadista; possuir robustez física e boa saúde; possuir bom conhecimento das instalações; ter responsabilidade legal e ser alfabetizado.
Os candidatos a brigadista, devem frequentar curso com carga horária mínima de 16 horas, sendo a parte prática de no mínimo 8 horas.
A composição da brigada de incêndio deve ser composta levando-se em conta a população fixa e o percentual de cálculo da tabela anexa a norma, que é obtido levando-se em conta a classe e a subclasse de ocupação do local a ser protegido.
Para os números mínimos de brigadistas, devem-se prever os turnos, a natureza de trabalho e os eventuais afastamentos.
Como Constituir A Brigada De Incêndio:
A Brigada de Incêndio deverá ser constituída de acordo com o ramo de atividade da empresa, quantidade de funcionários e grau de risco.
Não é profissão como também, é nulo a obrigação de combate direto.
Bombeiro civil:
REGULAMENTADO PELA LEI FEDERAL 11901 DE 2009
O Bombeiro profissional civil está definido como sendo o elemento pertencente a empresa especializada, ou da própria administração do estabelecimento, com dedicação exclusiva, que presta serviços de prevenção de incêndio e atendimento de emergência em edificações e eventos e que tenha sido aprovado no curso de formação específico.

Os procedimentos básicos do bombeiro profissional civil, durante suas rotinas de trabalho, são as seguintes: identificação e avaliação dos riscos existentes; inspeção periódica dos equipamentos de combate a incêndio; inspeção periódica das rotas de fuga, mantendo-as liberadas e sinalizadas; participação nos exercícios simulados de abandono, combate a incêndios e primeiros socorros; relatar formalmente as irregularidades encontradas, com propostas e medidas corretivas adequadas e posterior verificação da execução; apresentação de eventuais sugestões para melhoria das condições de segurança; avaliar , liberar e acompanhar as atividades de risco; participar da
integração da empresa aos órgãos de bombeiros públicos da área onde estiver localizada e cumprir o plano de emergência da empresa.
A formação do Bombeiro Profissional Civil, deve proporcionar aos candidatos conhecimentos básicos sobre prevenção e combate a incêndio, abandono de local sinistrado e técnicas de emergência médicas, credenciando os mesmos para o exercício das suas atividades profissionais,
As normas tratam do currículo mínimo de 210 horas de aula para a formação, podendo cada centro de formação implementar medidas que possibilitem melhor formação profissional, porém nenhum centro de formação pode deixar de cumprir a carga horária de treinamento mínima citada na norma federal.
Formação e Reciclagem:
O curso de Formação de Bombeiro Civil é considerado um Curso de Educação Profissional de nível básico na modalidade de educação não formal destinado a proporcionar ao trabalhador conhecimento que lhe permitam profissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho. Não havendo exigência de escolaridade anterior (entendimento da Lei nº 9394 de 20 de dezembro de 96.