colete salva vidas
Quem nunca ouviu falar em coletes salva-vidas? No lazer ou nas atividades profissionais marítimas, ele está sempre lá, pronto para ser utilizado em casos de emergência e garantir a nossa segurança na água. Mas, você sabe qual é o colete ideal para cada atividade?

O colete salva-vidas é um equipamento de salvatagem que permite a uma pessoa manter-se flutuando na água. Ele deve ser utilizado numa situação de emergência ou para proporcionar segurança numa atividade aquática. O número de coletes deverá ser igual ao número total de pessoas a bordo, assim como deve estar em um local de fácil acesso e claramente indicado.

A escolha do equipamento depende do tipo de embarcação. De acordo com as Normas da Autoridade Marítima para Homologação de Material, NORMAM 05, a Marinha do Brasil reconhece cinco tipos de coletes salva-vidas, classificados de acordo com a forma e condições de uso:

Classe I: Colete para mar aberto. Navegação oceânica, águas brasileiras ou internacionais. Itens de segurança obrigatórios: Gola, refletivos, luz sinalizadora, alça para resgate (Lift-loop), cabo liga-náufrago e apito.

Classe II: Para navegação costeira. Utilizado para fazer um resgate rápido. Itens de segurança obrigatórios: Gola, refletivos e apito.

Classe III: Para embarcações de navegação interior em rios, lagos, beira mar e etc. Itens de segurança obrigatório: Gola e apito.

Classe IV: Para pessoas envolvidas em trabalhos realizados próximos à borda de embarcações ou outros dispositivos que corram risco de cair na água acidentalmente. Itens de segurança obrigatório: variam de acordo com a situação de trabalho ou lazer que o usuário será submetido. A Prometal EPIs possuí três modelos diferentes desta classe para você conferir
COLETE SALVA VIDAS CLASSE IV C/ REF TIRA
COLETE SALVA VIDAS CLASSE IV VERTICAL COMPLETO
COLETE SALVA VIDAS CLASSE IV(JALECO) 100KG

Classe V: Para atividades esportivas de alta velocidade como: jet-ski, banana-boat, esqui aquático, windsurf, parasail, pesca e pequenos veleiros. Cada atividade possui seu modelo apropriado.

É muito importante que você escolha o seu colete salva-vidas adequado, conforme seu peso e tamanho, permitindo a flutuabilidade estável. Verifique se todos os coletes estão em bom estado para que a segurança esteja garantida.
fonte prometal