Fundação Roberto Marinho executará obras no museu incendiado há 1 mês.

Instituição foi a responsável pela implantação do museu, em 2006.











O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), assinou na tarde desta quinta-feira (21) um convênio com a Fundação Roberto Marinho, instituição ligada ao Grupo Globo, e com a organização social ID Brasil para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa, destruído por um incêndio há um mês, e o restauro de parte da Estação da Luz danificada pelas chamas.
A Fundação Roberto Marinho foi a responsável pela implantação do museu, em 2006, também mediante convênio com o governo estadual. Agora, ela executará as obras de reconstrução, restauro e reinstalação do museu, inclusive com as revisões museográficas, com colaboração da Secretaria de Estado da Cultura e da ID Brasil, que gerencia o espaço.
O incêndio destruiu o prédio onde funciona o Museu da Língua Portuguesa, na região central de São Paulo, em 21 de dezembro. O museu estava fechado ao público na data. O bombeiro civil Ronaldo Pereira da Cruz, que trabalhava no museu como brigadista, morreu após tentar apagar as chamas. O fogo começou no 1º andar do prédio, onde ficava a mostra "O tempo e eu", sobre o historiador Câmara Cascudo.
As obras de reconstrução serão feitas com a indenização do seguro – o prédio tinha uma apólice contra incêndios no valor de R$ 45 milhões. Segundo o governo de São Paulo, a seguradora fez vistorias no edifício atingido e está avaliando o valor final da indenização. A Secretaria da Cultura também informou que está em busca de outros parceiros e patrocinadores que demonstraram interesse na reconstrução do espaço.
"Queria destacar que o Museu da Língua Portuguesa, idealizado há vários anos, teve a participação da Fundação Roberto Marinho e da iniciativa privada e liderada pelo governo do estado. É um museu único no mundo interativo. Não existe nada semelhante. Infelizmente tivemos este incêndio devastador e a nossa tarefa é imediatamente reconstruí-lo", disse Alckmin.
O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assina o convênio com a Fundação Roberto Marinho para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa (Foto: Gabriela Gonçalves/G1)O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, assina o convênio com a Fundação Roberto Marinho para a reconstrução do Museu da Língua Portuguesa 
Inaugurado oficialmente no dia 20 de março de 2006, o Museu da Língua Portuguesa abriu suas portas ao público no dia 21 de março daquele ano. Em seus três primeiros anos de funcionamento mais de 1,6 milhão de pessoas já visitaram o espaço, consolidando-o como um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul. Ele fica na Praça da Luz, tem três pavimentos e uma área de 4,3 mil m².
Câmera registra fogo
No dia 21 de dezembro, um incêndio destruiu o prédio que abriga o museu. Uma câmera de segurança registrou o começo do incêndio. O vídeo mostra a movimentação de funcionários desde cedo no museu. No início da tarde, dois deles passam com uma escada e checam a iluminação. Às 13h42, a equipe leva a escada para o corredor e para num ponto distante da câmera, mas é possível ver que um dos funcionários sobe na escada.
Neste ponto, estavam penduradas várias redes de dormir, um dos temas de estudo do historiador Câmara Cascudo. Acima delas, havia refletores. As imagens das câmeras confirmam o que os funcionários do museu disseram à polícia: que o incêndio teria começado com a troca da iluminação. A suspeita é que uma fagulha, causada por um curto-circuito ou o estouro de uma lâmpada, tenha caído nas redes.
Pouco depois das 14h, os funcionários fazem testes com os refletores. Às 14h52, começa o incêndio no corredor. Vários pedaços em chamas vão caindo do teto. Tudo indica que são as redes pegando fogo. Um minuto depois, o incêndio já toma conta do corredor.
Em seguida, chega o bombeiro civil Ronaldo Ferreira da Cruz. Ele acabou morrendo tentando combater o fogo. O incêndio se espalha rapidamente e há muita fumaça. O calor afeta a câmera que fica com a imagem em preto e branco até parar de gravar.
Fogo em corredor do primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa (Foto: Reprodução/TV Globo)Fogo em corredor do primeiro andar do Museu da Língua Portuguesa (Foto: Reprodução/TV Globo)



























































































fonte G1