Foi destinada pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde cumprindo portaria


DSCN1588.JPG












O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de São Francisco do Piauí agora tem uma nova ambulância para o atendimento da população do município. A nova ambulância SAMU-192, foi destinada pelo Governo Federal através do Ministério da Saúde cumprindo portaria que determina a destinação para substituição, após decurso de período previamente estipulado, evitando o sucateamento da frota e garantindo a qualidade do serviço prestado pelo SAMU-192.

O Prefeito Dr. Flavio Carvalho e o Secretario Municipal de Saúde Paulo Afonso, preocupados com a situação da frota e consequentemente com o atendimento à população, elaboraram um projeto solicitando um veiculo com tração 4X4, mas infelizmente o ministério da Saúde não fabrica, mais por não ter aceitação pela população dos municípios que foram contemplados com a versão assim como pelos profissionais, com certeza o ministério não conhece a adversidade territorial de alguns municípios a exemplo de São Francisco do Piauí com uma população domiciliar 70% rural e de difícil acesso. Mas ficamos maravilhados com a viatura que recebemos, pois temos a oportunidade de melhorar o atendimento à nossa população.
A 4X4 continua a luta para que aquelas pessoas que moram em situação de difícil acesso também sejam contemplados com a dignidade”, disse o prefeito. De acordo com o gestor, o município tem feito o possível para atender a demanda e oferecer melhoria contínua no setor da saúde pública. “Reconhecemos o empenho de toda a equipe de gestores, mas principalmente da própria área da saúde, que não mede esforços para desempenhar o melhor trabalho possível. Estamos realizando várias outras ações que estão contemplando diretamente a população”, ressalta o gestor.
Política Nacional de Atenção às Urgências:O SAMU 192 é o principal componente da Política Nacional de Atenção às Urgências, criada em 2003, que tem como finalidade proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento no SUS.
Como Funciona?O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação , profissionais e veículos de salvamento. As Centrais de Regulação tem um papel primeiro e indispensável para o resultado positivo do atendimento, sendo o socorro feito após chamada gratuita, para o telefone 192. A ligação é atendida por técnicos na Central de Regulação que identificam a emergência e, imediatamente, transferem o telefonema para o médico regulador. Esse profissional faz o diagnóstico da situação e inicia o atendimento no mesmo instante, orientando o paciente, ou a pessoa que fez a chamada, sobre as primeiras ações.
Ao mesmo tempo, o médico regulador avalia qual o melhor procedimento para o paciente: orienta a pessoa a procurar um posto de saúde; designa uma ambulância de suporte básico de vida, com auxiliar de enfermagem e socorrista para o atendimento no local; ou, de acordo com a gravidade do caso, envia uma UTI móvel, com médico e enfermeiro. Com poder de autoridade sanitária, o médico regulador comunica a urgência ou emergência aos hospitais públicos e, dessa maneira, reserva leitos para que o atendimento de urgência tenha continuidade.
DSCN1590.JPG
DSCN1592.JPG
DSCN1593.JPG
DSCN1596.JPG
DSCN1601.JPG
fonte 180