Eletricidade: Cuidado!

choque eletrico


Desde crianças ouvimos falar como é perigoso mexer com eletricidade e o risco de acidentes domésticos ou no trabalho quando temos que lidar com ela. Quem já não ouviu alguém dizer: "tira a mão da tomada", "não pluga na tomada sem o chinelo", "se tiver com as mãos molhadas vai levar choque", entre outras tantas frases que nos acompanham a vida toda. A verdade é que para lidar com a corrente elétrica é preciso muita informação aliada aos equipamentos de proteção individual, o nosso queridoEPI, o herói dos acidentes de trabalho.

As estatísticas do Corpo de Bombeiros apontam: as instalações elétricas inadequadas aparecem como uma das principais causas de incêndio no país, independente da região. Por isso que a estrutura dos sistemas elétricos merece ser cuidadosamente observada e compreendida, a fim de minimizar risco e preservar a saúde do trabalhador. Através da corrente elétrica, podem ser causadas reações irreversíveis ao sistema nervoso e muscular, bem como queimaduras. Além disso, em decorrência de sobrecargas, arcos voltaicos ou descargas estáticas, podem ocorrer incêndios.

Para assegurar a proteção do trabalhador, surge em 1978 a NR 10, definida como Segurança em Instalações e Serviços de Eletricidade, que garante as condições mínimas de segurança dos empregadores que trabalham em instalações elétricas, em todas as suas etapas. A NR 10 (Norma Regulamentadora) ajuda a combater os riscos existentes, protegendo a saúde e segurança do trabalhador, reduzindo os acidentes com a eletricidade. Segundo o Ministério do Trabalho:

"Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos ógãos competentes e, na ausência ou omissão destas, as normas internacionais cabíveis.”

segurança do trabalho nr 10


Os equipamentos de segurança recomendados são:

- Capacete de segurança com isolamento para eletricidade
- Meia bota isolada
- Óculos de segurança incolor e com proteção contra raios ultravioletas
- Roupas de algodão
- Luvas de borracha isolantes BT e AT
- Luvas de pelica para proteção das luvas de borracha
- Luvas de raspa para trabalhos rústicos
- Cinto de segurança com talabarte para trabalhos em grandes alturas

A NR 10 garante o trabalho seguro, por isso, respeitar as Normas Regulamentadoras é de extrema importância para proteger a vida do trabalhador. Seja no trabalho ou em casa, a prevenção de acidentes deve estar presente para garantir a sua saúde e bem estar. A segurança tem que estar em todo lugar.
fonte prometal