Empresa está sem alvará há quase dois anos, segundo prefeitura.
Estacionamento comunicou que vai tomar providências para adequação.

aeroporto de fortaleza é interditado (Foto: Reprodução/TV Verdes Mares)
Entrada do aeroporto exibe cartaz avisando sobre interdição 
A Prefeitura de Fortaleza interditou na manhã desta quarta-feira (13) o estacionamento do Aeroporto Internacional Pinto Martins, na capital cearense, por falta de alvará de funcionamento. Por volta das 10 horas, quando houve a interdição, os portões foram fechados.
De acordo com o secretário da Regional IV, Airton Mourão, a empresa que atualmente administra o estacionamento deu entrada em abril de 2014 no pedido de alvará, mas desde então não regularizou a situação.

A proposta da prefeitura é que as cancelas fiquem abertas e que a Infraero assuma o equipamento interinamente até que a situação seja regularizada. O secretário acrescentou que vai se reunir com representante da Infraero nesta quarta-feira para debater a situação.

Entre as pendências, segundo o secretário, a falta do Relatório de Impacto no Sistema de Trânsito (Rist) e do certificado do Corpo de Bombeiros são as mais urgentes. "A interdição é para impedir a exploração indevida do estacionamento por uma empresa que não está regular com a prefeitura", disse.

Resposta da empresa
G1 entrou em contato com a Master Park Estacionamentos, empresa que administra o local. Por e-mail, a empresa respondeu que "enquanto concessionários da Infraero, sempre seguimos e cumprimos todas as normas e exigências impostas pelo contrato de concessão. Recebemos a autuação a respeito do Alvará de Funcionamento e imediatamente tomamos todas as providências para a adequação", informou.

Representante da empresa, Giovanni Maia explicou que o estabelecimento estava em contato com a prefeitura desde segunda-feira, e que apresentou ofício à Regional com ponderações sobre os documentos requisitados. "Fomos pegos de surpresa. A gente está dentro dos padrões. O alvará tem algumas pendências que a gente discorda, como a questão do Rist e o atestado de bombeiros", alegou.

"Sobre o Rist, no nosso entendimento, não somos geradores de tráfego. Quanto ao alvará dos bombeiros, nós não temos estacionamento com 750 metros quadrados de área coberta, então a gente não estaria obrigado a ter alvará, uma vez o aeroporto já o possui", disse.

Ele afirmou que a empresa não vai deixar de ter seus funcionários no aeoporto, "garantindo a segurança e mantendo as operações. O que vai acontecer é a interdição. Enquanto ela perdurar, a gente não pode fazer a cobrança do estacionamento".

Pinto Martins
O aeroporto de Fortaleza é o oitavo maior do país e recebe voos de 173 cidades, segundo pesquisa da Secretaria da Aviação Civil (SAC), divulgada em outubro de 2015. Fortaleza, Natal e Recife estão na disputa para receber o centro de conexões de voos (hub) do Grupo Latam
.fonte G1