Moradores retiraram casal e menino de cinco anos de habitação em chamas, em Rio Tinto.
Um casal com 76 e 66 anos e um sobrinho de cinco foram salvos do fogo numa habitação pelos vizinhos, em Rio Tinto (Gondomar). Os três foram hospitalizados. Tanto a criança como a tia ficaram feridas com gravidade. O incêndio na Calçada de Medancelhe deflagrou pouco depois das 8.30 horas de sábado e foram os vizinhos que resgataram a família da casa. E que, com mangueiras, combateram o fogo, antes da chegada dos Bombeiros Voluntários da Areosa/Rio Tinto.
As causas ainda estão por apurar. Mas pelas informações recolhidas junto de familiares, na origem das chamas terá estado um curto-circuito que afetou aparelhos como o televisor e o computador.

Quando os vizinhos arrombaram as portas, encontraram a mulher, Olívia Évora, de 66 anos, inanimada na cozinha. Também o menino, Luciano Nogueira, que sofre de bronquite, terá perdido os sentidos devido ao muito fumo inalado. Augusto Pires, de 76 anos e com problemas de locomoção, estava num compartimento ao lado da divisão onde deflagrou o incêndio.
Foi a vizinha Filomena Lima, de 38 anos, que deu o alerta. De imediato, o marido Paulo, de 46 anos, e o filho Fábio, de 19, correram para a habitação em chamas e, com a ajuda de outros dois moradores da zona, arrombaram a porta e resgataram o casal e a criança. Ana, de 17, agarrou-se ao telefone para avisar autoridades e meios de socorro.
"Mal a minha mulher me alertou, saí a correr, em pijama e descalço. O meu filho foi logo atrás e, com a ajuda de dois senhores, conseguimos salvar as pessoas, que era o que importava", contou Paulo.
fonte jn.pt