Cerca de 40 militares participam da ação; em 2015 foram 14 mortes.

Durante o carnaval serão instalados postos guarda-vidas em lago.

Durante o carnaval em Divinópolis, os lagos e balneários da região são opções para quem quer aproveitar a folia com mais tranquilidade. Porém, devido ao alto índice de afogamentos na região, cerca de 40 militares do Corpo de Bombeiros participam de um treinamento em motos aquáticas, barcos e de nado e embarcação, com o objetivo de garantir a segurança dos banhistas que procuram as barragens durante o feriado.
 Em 2016, já foram registrado pelos militares dois afogamentos em Divinópolis. Em 2015, foram 14 mortes por afogamentos na região. Além da preparação dos militares, durante os dias de carnaval serão instalados postos guarda-vidas no Lago das Roseiras e também no ponto conhecido como Pedra do Calhau.
Para que o trabalho seja mais eficaz, o Corpo de Bombeiros conta com a colaboração dos banhistas. Entre as dicas de prevenção de acidentes envolvendo afogamentos estão, nadar em locais conhecidos por você ou por acompanhantes, evitar nadar sozinho, não saltar de locais altos e não ingerir bebida alcoólica antes de entrar na água.
fonte G1