Uma menina de três anos morreu no fim da tarde desta sexta-feira (05) devido a um engasgamento com um pedaço de carne em uma fazenda do município de Campo Verde, na região sul de Mato Grosso. A família pediu socorro na base do Corpo de Bombeiros, na estrada, mas os socorristas já a atenderam sem vida.

A menina chegou a ser levada para o Pronto Atendimento (PA) mais próximo, segundo o site Nortão Notícias. Conforme informações do médico, Jackson Rafel Della Torre, foram feitas tentativas de reanimação, mas sem êxito. A menina já não apresentava movimentos respiratórios, nem batimentos cardíacos.

Os pais são funcionários de uma fazenda da região de Campo Verde e precisaram percorrer 70 km para achar a autoridade médica mais próxima. Para isso, contaram com o apoio de um conhecido, um técnico em segurança do trabalho.

A mãe informou que ela teria se engasgado com o pedaço de carne e que, ao perceber, tentou rapidamente salvá-la, conseguindo retirar apenas um pedaço do alimento, ficando o restante entalado. Ela também relatou que a filha tinha problemas de mastigação e que se engasgava com facilidade.

O corpo da criança foi encaminhado ao Instituto Médio Legal (IML) para que seja identificada a causa da morte. Em seguida liberado aos familiares para sepultamento.

Serviço:

No caso da pessoa engasgar e continuar respirando sem dificuldades, espera-a tossir, já que a pressão do ar pode expulsar o objeto para fora. Através de tapas, que devem ser dados no alto das costas, o objeto também pode ser expelido. Se o caso for mais grave, aplique a manobra de Heimlich.

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros para asfixia que deve ser realizada quando a vítima estiver engasgada, a fim de retirar um pedaço de alimento ou qualquer outro objeto da traqueia, facilitando a passagem de ar para os pulmões e evitando o sufocamento. A técnica consiste em:

Segurar a vítima engasgada por trás (em pé);
Fechar uma das mãos, com o punho bem fechado e o polegar de fora;
Colocar a outra mão aberta sobre o punho fechado;
Empurrar o punho com firmeza e força para dentro e para cima 5 vezes;
Avaliar se o alimento ou objeto já saiu e se a vítima respira;
Se a vítima continuar não respirando, fazer a manobra de Heimlich quantas vezes forem necessárias.

A manobra de Heimlich pode salvar a vida da pessoa que está engasgada porque o sufocamento pode ser fatal.
fonte olho direto