A Secretaria Municipal de Saúde, através da coordenação do Programa de Combate a Endemias, resolveu um problema antigo dos moradores do bairro Parque Índio Jari: o acúmulo de lixo e entulhos num terreno localizado na Rua Timbiras. A ação de limpeza do terreno durou três dias e contou também com a participação do Corpo de Bombeiros Civis de Itapuã.

O volume de materiais era tão grande, que foram retirados do local cerca de 10 caçambas cheias de lixo. Foram ainda eliminados do terreno diversos focos do mosquito Aedes, além de criatórios de ratos e outras pragas.

Os moradores da região vinham convivendo com esse problema há muito tempo. O morador do local é uma espécie de acumulador de entulhos. O coordenador do Programa de Combate à Endemias, Luis Augusto Carvalho, explica que a intervenção na residência foi necessária, já que o montante de lixo acumulado estava expondo a população a riscos sanitários e a problemas de saúde pública.

A denúncia chegou através do 'RS contra o Aedes', serviço gratuito do Governo do Estado, no qual o cidadão pode informar sobre possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti. 
Para denunciar um local que tenha criadouros do mosquito Aedes, basta ligar para o Fala Cidadão da Prefeitura de Viamão, através do telefone 156; ou através do telefone 0800-6453308 (RS contra o Aedes - serviço do governo estadual).
fonte Viamão rs