http://www.conexaobombeiro.com.br/noticias/bombeiros/143830/1

jornal Floripa

Trabalho de resgate de idoso que caiu em cisterna na cidade de Rio Real, interior da Bahia 
O trabalho de bombeiros, técnicos  e engenheiros para a retirada de um idoso que caiu em uma cisterna durante obras  na cidade de Rio Real , a cerca de 200 km de Salvador, já escavou 19 metros durante a força-tarefa que começou no dia 18 de fevereiro. O idoso está preso no buraco, com cerca de 25 metros de profundidade, desde o dia 20 de janeiro.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o trabalho é minucioso e requer bastante cuidado pra evitar acidentes, como o deslizamento de terra sobre os trabalhadores que realizam a escavação. Já foram colocados 43 anéis de sustentação (estruturas metálicas) para evitar que a terra desmorone na cavidade. As obras de resgate são realizadas com apoio logístico e de equipamentos da companhia  de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB). Uma lona também foi instalada para impedir interferências da chuva.
Trabalho de resgate de idoso que caiu em cisterna na cidade de Rio Real, interior da Bahia (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)Trabalho de resgate de idoso que caiu em cisterna 
na cidade de Rio Real, interior da Bahia 
(Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)
A escavação em busca da vítima, José Alves da Cruz, 77 anos, começou no dia 18 de fevereiro. O prazo inicial estipulado para o fim dos trabalho era de 15 dias. 

Nos primeiros dias, ele respondia aos chamados dos familiares, mas depois de algum tempo deixou de fazer contato. Em entrevistas, os familiares do idoso disseram já não ter esperança de encontrá-lo vivo . 

Caso 
O idoso está preso na cisterna, com cerca de 25 metros de profundidade, desde o dia 20 de janeiro, quando fazia um trabalho dentro da cisterna, e a estrutura cedeu. Parte da terra cobriu a vítima. 

Quando a situação ocorreu, o Corpo de Bombeiros tentou fazer o resgate, mas por conta da instabilidade no solo e na cisterna, não houve possibilidade de tirá-lo do local.

No dia 29 de janeiro, a Defesa  Civil do Estado acionou o engenheiro e professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Luís Edmundo Campos , que foi analisar a situação em Rio Real. O especialista destacou que a realização do resgate é complicada. O engenheiro fez um relatório da situação e encaminhou para a Defesa Civil.
Trabalho de resgate de idoso que caiu em cisterna na cidade de Rio Real, interior da Bahia (Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros)