Número é três vezes maior que o mesmo período do ano passado.
Temporada de queimadas, este ano, chegou mais cedo em Sorocaba.
Com o tempo seco, o Corpo de Bombeiros não vence tanto trabalho. E a temporada de queimadas que, normalmente, começa em junho, este ano, chegou mais cedo. De janeiro até esta segunda-feira (25) os bombeiros de Sorocaba (SP) já foram chamados pra apagar fogo 1.035 vezes. Este número é três vezes maior que o registrado no mesmo período do ano passado: 380.

A queimada no mato seco ao lado de um galpão se alastrou rapidamente nesta segunda-feira (25). O incêndio às margens da linha férrea queimou toda a vegetação e durou mais de duas horas. A fumaça se espalhou e pode ser vista na avenida São Paulo.

Já em Itu (SP), a fumaça invadiu a pista da estrada da taperinha e o motorista não enxergou mais nada. Em outro incêndio, uma grande área verde foi destruída pelas chamas.

"Na verdade é uma série de fatores que contribuem para esse aumento no número de queimadas. Principalmente a estiagem, fica bastante tempo sem chover a terra fica seca, as folhas ficam secas e principalmente as pessoas colocassem fogo nos terrenos para eliminar lixo, Mato cortada e o fogo perde o controle", explica o tenente do Corpo de Bombeiros, Kleber do Vale.

Este ano, a secretaria municipal do meio ambiente, da prefeitura de Sorocaba, aplicou 47 multas por queimadas e o valor varia de acordo com o tamanho do terreno. Mas, em média, cada multa chegou perto de R$ 500.

"Como são muitas ocorrências a gente acaba empenhando muitas viaturas. Essas outras viaturas são as mesmas viaturas que podem estar atendendo um acidente de trânsito grave, um incêndio com vítima. A gente acaba empenhando viaturas que poderiam ser usadas em outros salvamento os . O ideal é agir em prevenção e evitar esse tipo de ocorrência", finaliza o tenente.
fonte G1


SUA MARCA CONECTADA AO MUNDO!