1. 1
    Entre para o curso de Medicina ou Enfermagem. No Brasil, não existe a formação do Técnico em Emergências Médicas como nos países onde estão bem definidos os sistemas de atendimento pré-hospitalar. Portanto, se o seu objetivo é tornar-se um profissional dessa área, você precisará cursar uma faculdade de medicina ou de enfermagem.
    • Como não existe nenhum curso de formação de técnico em emergências médicas reconhecido pelo MEC, algumas unidades do Corpo de Bombeiro e da Polícia Militar oferecem treinamento e capacitação para seus profissionais com interesse em atuar na área de resgates. O que existe são cursos de especialização, que são regulamentados pelas Forças Armadas e Ministério da defesa.
  2. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 2
    2
    Tenha “ficha limpa”. Se você deseja ingressar na carreira de paramédico através do Corpo de Bombeiros ou da Polícia Militar, para ser aceito em qualquer um desses órgãos, você não pode ter antecedentes criminais.
  3. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 3
    3
    Outro requisito básico é a idade. Para tornar-se um médico socorrista, auxiliar ou técnico em enfermagem em emergências médicas é necessário que o indivíduo tenha, no momento da matrícula, no mínimo 18 anos de idade e ter concluído o ensino médio.
  4. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 4
    4
    Tenha as qualidades necessárias para se tornar um paramédico. Para atuar como paramédico, ou médico socorrista, você precisa ter muito equilíbrio emocional e autocontrole, pois terá de viver constantemente com a iminência da morte de um paciente. A seguir, listamos alguns dos requisitos gerais necessários para essa profissão.
    • Compaixão. Vontade de ajudar uma pessoa no momento em que ela mais precisa de ajuda.
    • Habilidades interpessoais. Ser capaz de trabalhar em equipe.
    • Disposição para cumprir ações orientadas.
    • Ser capaz de garantir sua segurança pessoal e a das vítimas no local de atendimento.
    • Conhecer as técnicas de transporte politraumatizado.
    • Ser capaz de se comunicar via rádio com seu coordenador médico, para informar a correta situação da vítima e da cena do acidente.
  5. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 5
    5
    Prepare-se. O socorrista e o paramédico precisam ter uma formação especial e estar bem preparados para o atendimento à vítima. Eles precisam ser capazes de avaliar os riscos envolvidos no acidente e estar prontos para lidar com a limitação de equipamentos de suporte à vida, com os espaços reduzidos da ambulância, bem como com o tempo que, muitas vezes, joga contra esses profissionais.

Formação e treinamento

  1. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 6
    1
    Dedique-se. A profissão de paramédico é muito difícil e precisa de muita dedicação. Antes de atuar como um profissional, o indivíduo precisa realizar vários cursos e treinamentos, que ensinam como um paramédico deve responder em uma emergência. A primeira etapa a ser realizada, depois de obter o diploma de médico, é obter a certificação TEM (Técnico em Emergências Médicas). Como este curso não é um curso reconhecido pelos órgãos brasileiros competentes, ele pode ser oferecido por qualquer instituição formal, na forma de curso de capacitação ou de extensão, para qualquer pessoa que tenha interesse em atuar na área.
  2. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 7
    2
    Saiba mais sobre a certificação TEM. Para se tornar um paramédico é preciso concluir o curso TEM-I e todo o extensivo curso de treinamento em suporte avançado à vida. Os cursos básicos e avançados de TEM são oferecidos por empresas certificadas e se dividem basicamente em três categorias:
    • TEM-B – Técnico em Emergências Médicas-Básico, que realiza procedimentos simples de emergência, como o suporte básico de vida (SBV), para socorrer uma pessoa que esteja sofrendo de falência respiratória e/ou circulatória
    • TEM-I – Técnico em Emergências Médicas-Intermediário que está habilitado para realizar procedimentos de SBV e alguns procedimentos invasivos sob supervisão
    • TEM-A – Técnico em Emergências Médicas-Avançado, que é o paramédico habilitado para realizar procedimentos invasivos e ministrar medicamentos sob supervisão médica indireta
  3. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 8
    3
    Aprenda a agir como esperado em sua profissão. O socorrista precisa aprender a agir em situações inesperadas, aprender como fazer uma avaliação primária e secundária na vítima, como agir quando socorre vítimas em estado de choque, com hemorragia, fratura e ferimentos diversos, entre outros. Além disso, o socorrista precisa saber como estabilizar uma vítima, como removê-la e transportá-la corretamente para a unidade de saúde mais próxima.
  4. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 9
    4
    Conheça mais sobre os requisitos. Para obter a certificação de socorrista não é preciso ser um profissional da área médica. O socorrista normalmente é um bombeiro ou policial militar treinado e habilitado que, juntamente com uma equipe do SAMU, se locomove até o local do acidente para fazer o atendimento à vítima.
  5. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 10
    5
    Aprenda a controlar suas emoções. Um socorrista precisa ter equilíbrio emocional e autocontrole, pois lida sempre com situações de muito estresse. Esse profissional precisa ter disposição para cumprir as orientações dadas, via rádio, pelo médico supervisor. Além disso, precisa saber operar todos os equipamentos e materiais disponíveis na unidade de atendimento e precisa ser capaz de passar as informações corretas sobre o atendimento de primeiros-socorros prestado e sobre o estado da vítima para a equipe médica que receberá o paciente.
  6. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 11
    6
    Saiba mais sobre as especificidades da profissão. O auxiliar ou técnico de enfermagem em emergências médicas é um profissional habilitado para fazer o atendimento da vítima antes de ela ser levada ao hospital, normalmente ainda no local do acidente. Ele é treinado e capacitado para acompanhar a ambulância que faz o atendimento de emergência.
    • Além do atendimento ao paciente, esse profissional está habilitado a realizar procedimentos, sempre sob a orientação médica.
    • Para ser um técnico em enfermagem em emergências médicas é preciso ter concluído o ensino médio, o curso regular de auxiliar ou técnico de enfermagem e ter o registro de qualificação no COREN. O indivíduo também precisa ter todos os requisitos de um socorrista.
  7. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 12
    7
    Pesquise mais sobre as funções. O paramédico, ou médico socorrista, é um profissional com formação em nível superior de medicina, treinado e habilitado para prestar o suporte avançado em ambulâncias e capacitado para gerenciar o sistema de atendimento de emergência.
    • Durante o curso de medicina, o estudante que deseja se tornar um paramédico aprenderá a reconhecer os riscos das paradas respiratórias, os principais tratamentos para as emergências cardiovasculares e também aprenderá técnicas de remoção de vítimas e a usar desfibriladores.
    • O estudante precisará cumprir uma carga horária que varia de 110 a 1.000 horas de estudo teórico.
    • Além da extensa carga horária de estudos ele passará por treinamento de atendimento clínico e de exames.
    • Depois de integrado às unidades de atendimento móvel de urgência, ele trabalhará no atendimento aos chamados de emergência, fará a análise e classificação das prioridades de atendimento, acompanhará o atendimento à vítima no local do acidente e será o responsável por determinar o hospital para o qual a vítima será encaminhada.
    • O paramédico é o único profissional do setor de emergências pré-hospitalares habilitado e capacitado para prestar assistência médica pré-hospitalar às vítimas, administrar os medicamentos utilizados em emergências, interpretar eletrocardiogramas e realizar a desfibrilação manual.
  8. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 13
    8
    Aprenda a receber ordens sem hesitar. O paramédico integrante de uma unidade de emergência está sob supervisão médica constante. Ele é supervisionado via rádio pelo médico-coordenador, que monitora e orienta o atendimento médico feito por ele. Por essa razão, os paramédicos precisam estar aptos a cumprir ações orientadas e precisam ter facilidade de comunicação.
  9. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 14
    9
    Aproveite sua escolha! A profissão de paramédico é muito gratificante e requer muita dedicação e muito tempo de estudo e treinamento. O campo de trabalho é amplo e muito promissor, porque o número de equipes de resgate ainda é muito pequeno no Brasil. A rotina de trabalho varia de acordo com a atuação e formação de cada profissional; em geral ela é de 12 a 24 horas para médicos e de 12 horas com 36 horas de folga para os enfermeiros.

Como ter uma carreira de sucesso

  1. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 15
    1
    Todo paramédico é movido pelo desejo de salvar vidas. Por isso, para ser um bom profissional, você tem de estar preparado para lidar com situações altamente estressantes em um ambiente inconstante. O paramédico terá de conviver com a possibilidade da morte, saber lidar com ela e com a dor das famílias.
    • Mesmo não sendo uma profissão reconhecida no Brasil, existem cursos técnicos oferecidos por organizações de treinamento, que visam preparar os médicos que pretendem atuar no atendimento de urgências. Obter certificação em uma das categorias de TEM (TEM-B, TEM-I e TEM-A) pode ser um diferencial para a sua carreira.
  2. Imagem intitulada Become a Paramedic Step 16
    2
    Conheça o currículo dos cursos. Os cursos de treinamento para paramédico geralmente têm uma carga horária extensa e um conteúdo que capacita o profissional para iniciar suas atividades no atendimento emergencial. Esse conteúdo é dividido em módulos de conhecimento básico e avançado. Ao final cada módulo o profissional é avaliado e, após comprovar um bom desempenho prático e teórico, ele recebe o certificado que o capacita para o serviço médico de emergência.

Dicas

  • Trabalhar no resgate de vítimas não é uma tarefa fácil. Você precisa ter muito preparo físico e equilíbrio emocional.
  • Estude muito e procure estar sempre atualizado nas práticas e procedimento mais adequados para o atendimento de emergência

Avisos

  • No Brasil, o curso e TEM não é reconhecido pelo MEC como um curso de formação profissional. Ele é um curso de treinamento oferecido por instituições privadas.
  • Embora os cursos de TEM possam ser ministrados para qualquer pessoa, apenas os profissionais médicos habilitados poderão fazer intervenções, procedimentos invasivos e administrar medicamentos durante um atendimento de emergência. Os profissionais com formação técnica poderão prestar apenas os atendimentos de primeiros-socorros aos quais estão habilitados.
fonte pt.m.wikihow

SUA MARCA CONECTADA AO MUNDO!