Indispensáveis para proteger o sistema respiratório e digestório, as máscaras de proteção semifacial são Equipamentos de Proteção Individual (EPI) que protegem parcialmente o rosto do usuário, na região do seu nariz e boca. Trata-se de um dispositivo que serve para purificar o ar e bloquear partículas, gases e vapores que seriam nocivos para o usuário.
A máscara semifacial é um EPI de utilização indicada para quem trabalha com pintura, solda, lixamento, demolição e outras atividades que envolvam a emissão de partículas prejudiciais ao trabalhador, como vapores orgânicos, fumaças e gases. Tudo isso sem prejudicar a comunicação do usuário e permitindo, ainda, a combinação da máscara respiratória com filtros químicos ou mecânicos.
Feita de borracha, silicone ou outros materiais, a máscara semifacial costuma ser composta por aberturas que contêm uma válvula de exalação, uma rosca interna com anel de vedação para fixação de filtros e uma válvula de inalação.
O fator de proteção atribuído — ou seja, a capacidade de proteção da máscara — é de dez vezes o limite de tolerância contra poeiras, névoas, fumos metálicos e outras substâncias prejudiciais à respiração.
fonte epi-tuiuti