A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe deste ano está prevista para ser realizada entre 30 de abril e 20 de maio, informou nesta segunda-feira o Ministério da Saúde. A vacina é trivalente e oferece proteção contra os vírus H1N1, que já causou a morte de 38 pessoas no estado de São Paulo desde janeiro, H3N2 e influenza B. Crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas devem procurar uma unidade de saúde para se imunizar.

O primeiro dia da campanha, um sábado, será também o Dia D de mobilização nacional, em que os postos ficarão abertos até mais tarde para atender a população.

Inicialmente, os sintomas das infecções provocadas por H1N1, H3N2 ou influenza B são iguais, como os de uma gripe comum — ou seja, é impossível diferenciá-las sem exames específicos. No entanto, o vírus H1N1 é potencialmente mais perigoso do que os outros por ter mais facilidade de se replicar no trato respiratório inferior (estruturas como os alvéolos, onde ocorrem as trocas gasosas).

— A característica do H1N1 é que observamos complicações pulmonares e óbitos mesmo em pessoas não pertencentes a grupos de risco, como adultos jovens e adolescentes — afirma a infectologista Nancy Bellei, professora da Universidade Federal de São Paulo. — Mas isso não quer dizer que, necessariamente, o vírus vai atingir o trato respiratório inferior.
A falta de ar é um sinal precoce de complicação da gripe por H1N1. Em alguns casos, o problema surge apenas 36 horas após o início do quadro viral.

Segundo o infectologista Marcus Cardoso, do Hospital Norte D’Or, embora o estado de São Paulo esteja vivendo um surto de infecção pelo vírus, não há motivo para pânico no Rio de Janeiro.

— Há risco de a mesma situação acontecer aqui, mas o H1N1 ainda não está circulando entre a população. temos apenas casos esporádicos — diz o médico. — Não é o momento de se precipitar e correr para tomar a vacina contra gripe em clínicas particulares, se ela estará disponível gratuitamente em breve.
fonte extra.globo


SUA MARCA CONECTADA AO MUNDO!