Segundos dados apresentados pelo Subtende BM Alison Soares do de Bombeiros, o município de Vila Rica registrou um aumento de 125,48% focos de calor no ano de 2015.

A Prefeitura de Vila Rica e o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso assinaram nesta terça-feira, 03 de maio, Termo de Compromisso que cria a Brigada Mista para combater queimadas em Vila Rica.

Na oportunidade foi apresentada a proposta da instituição e do Governo do Estado que dispõe sobre o Planejamento Operacional da Temporada de Incêndios Florestais 2016. Dentre as metas está a implantação de “Brigadas Mistas”, com a participação de Bombeiros Militares e Brigadistas locais.

“O período de proibição de queimadas em Mato Grosso é de 01 de julho a 31 de outubro, porém desde já estamos desenvolvendo campanhas orientavas e educativas e de esclarecimento e conscientização sobre a prática das queimadas urbanas e rurais. Trata-se de um crime ambiental e causa grandes danos para o meio ambiente e a saúde da população”, enfatizou o Tenente-Coronel Barroso.

Estudos técnicos e financeiros foram apresentados aos presentes e especialmente para administração publica do município de Vila Rica, para assinatura de um Termo de Cooperação Técnica, onde o Governo do Estado arcaria com a Contratação de 02 Bombeiros Militares, Capacitação e Treinamento dos Brigadistas Locais, Aquisição de Equipamentos de Combate a Incêndios Florestais e apoio logístico em todas as demandas, já ao município fica a responsabilidade de contratação dos seis brigadistas e as despesas decorrentes dos 123 dias de operação.

Vila Rica conta com 09 projetos de assentamentos e centenas de medias grandes propriedades, é os focos de incêndio aumentam a cada ano, causando grandes prejuízos materiais, danos ao meio ambiente e problemas de saúde em toda população. A Brigada Mista poderá minimizar esta problemática com ações preventivas e operações de combate a incêndios e queimadas de forma mais eficiente e com a presença de experientes membros do Corpo de Bombeiros Militar disse o Tenente Coronel BM Barroso.

Segundos dados apresentados pelo Subtende BM Alison Soares do de Bombeiros, o município de Vila Rica registrou um aumento de 125,48% focos de calor no ano de 2015 enquanto o Estado de Mato Grosso registrou 28,5%, Com as previsões meteorológicas apontam para 2016, um ano com estiagem prolongada influenciada pelo efeito El-Nino, o que aumenta a preocupação com o próximo período de estiagem que poderá ser prolongado devemos nos unir para evitar prejuízos maiores com a natureza e a nossa saúde Afirmou o Sub Tente Alison Soares.

O Prefeito Luciano Alencar ao assinar o termo de cooperação disse que a iniciativa tem o objetivo de aprimorar a prevenção e o controle de queimadas irregulares e incêndios florestais no município, o que contribui no nível de emissões de carbono.

As ações envolvem capacitações, ações de sensibilização e educação ambiental, implantação de unidades demonstrativas de alternativas ao uso do fogo, além do fortalecimento da prevenção e combate aos incêndios florestais.

Para o ano de 2016, a intenção com assinatura deste acordo é implantar o manejo integrado do fogo com queimadas Zero, no município de Vila Rica Afirmou o Prefeito.

Participaram da reunião o prefeito de Vila Rica Luciano Marcos Alencar, juntamente com secretários municipais, imprensa, Polícia Militar representada pelo Ten. Cel. PM Joel Outo Matos Comandante do 10º Batalhão da Policia Militar sede em Vila Rica, Policia Judiciaria Civil representada pelo Dr. Gutemberg de Lucena Almeida Delegado de Policia Judiciaria Civil, o Presidente da Câmara de vereadores Geraldo Pizzatto, e vereadores, o Presidente do Sindicato Rural Eduardo Ribeiro e o Presidente do CONSEG de Vila Rica Leonardo Boghesam, e membros da Sociedade organizada estiveram reunidos na manhã desta terça -feira, , com o Tenente coronel BM Paulo André da Silva Barroso, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso.
fonte eldoradofmvilarica