Você sabia que misturar alguns produtos de limpeza doméstica pode ser fatal? Muitos produtos de limpeza contêm amônia – solução aquosa de amoníaco.

Outro produto químico frequentemente utilizado em nossas casas é a água sanitária, ou lixívia – solução aquosa de hipoclorito de sódio. Nós a utilizamos na lavagem de roupas e também na limpeza geral e como desinfetante. Se você misturar esses dois produtos químicos, uma reação química produzirá gases tóxicos chamados cloraminas.

Inalar esses gases pode ser fatal. Na Internet, você poderá encontrar muitos relatos de intoxicações e mortes resultantes da mistura desses dois produtos químicos, bem como sobre outros produtos químicos de uso doméstico comuns.

O que você pode fazer?

■Leve para casa os seus conhecimentos sobre segurança de processo! Como você trabalha com materiais e processos perigosos, você tem experiência e treinamento especiais que podem ser valiosos fora do seu trabalho. Lembre a seus amigos e familiares para seguirem as medidas de segurança tal como você faz no trabalho, quando manuseando materiais perigosos. Você pode salvar uma vida! Por exemplo:

■Leia sempre os rótulos de advertência nos produtos de uso doméstico e siga as precauções recomendadas para utilização e armazenamento.
■Use sempre os equipamentos de proteção individual recomendados, como especificados no rótulo do produto.
■Quando trabalhar com materiais perigosos em casa, sempre garantir uma boa ventilação no local de trabalho para a dispersão segura de vapores perigosos.
■Não misture produtos de uso doméstico, a menos que você compreenda completamente as interações entre esses produtos e suas potenciais consequências.
■Seja um bom exemplo para seus amigos e familiares. Quando utilizar materiais perigosos em casa, trate-os com o mesmo respeito que você faz no seu trabalho. Ao observar outras pessoas manuseando materiais perigosos, sem as devidas precauções de segurança, ajude-as a compreender como usá-los com segurança.
■ Água sanitária com amoníaco pode provocar explosão


A água sanitária não deve ser misturada a outros produtos, em especial àqueles com amoníaco. A mistura, que pode explodir e causar queimaduras graves, exala gases muito tóxicos que provocam sérios danos à saúde. A dona-de-casa Yolanda Massera Moisés, 45, misturou os dois e perdeu totalmente o olfato.

Ao limpar o banheiro, achou que seria melhor juntar água sanitária, amoníaco e sabão em pó.

"A mistura entrou em efervescência e começou a sair uma fumaça. Não conseguia respirar e meus olhos, nariz e garganta começaram a arder de maneira insuportável. Saí correndo à procura de uma janela aberta para poder voltar a respirar."

Depois que o desconforto passou, ela percebeu que tinha perdido o olfato. Segundo o médico Anthony Wong, Yolanda teve muita sorte. "Ela poderia ter pegado pneumonite química (um tipo de pneumonia) ou bronquite permanente, sem falar nas queimaduras que poderia ter tido se o líquido tivesse explodido." Fonte: Folha de São Paulo

■Intoxicações causadas pela mistura de produtos químicos

Muitas pessoas misturam produtos químicos para higienização dos cômodos, principalmente o banheiro. O que elas não sabem é que essas misturas podem trazer graves riscos à saúde. Produto químico não se mistura. Na utilização de dois produtos você cria um terceiro. A água sanitária, por exemplo, um dos produtos mais usados em limpeza, tem em sua composição o hidróxido de sódio, que causa uma reação quando unido a outro produto à base de amônia, por exemplo.

Isso causa um acidente comum que pode prejudicar um dos sentidos é a junção de sabão em pó, água sanitária e amoníaco. Ao utilizá-los em ambientes fechados, os vapores tóxicos ficam concentrados e as substâncias se manifestam com o aparecimento de uma fumaça asfixiante, que pode levar até a perda do olfato e da visão. A mistura de detergente com água sanitária causa reação química que libera gases tóxicos prejudiciais ao organismo.

Segue algumas misturas nocivas à saúde:

■ Produtos fortemente ácidos com produtos alcalinos causam uma reação que libera grande quantidade de calor.
■ Produtos amoníacos com compostos oxidantes geram gases e calor.
■ Ácido nítrico se misturado com produtos oxidantes ou orgânicos podem gerar elementos explosivos.
■ Ácido peracético com cloro geram gás tóxico e odor pungente.
■ Ácido sulfúrico quando misturado com acetato de sódio gera o ácido acético e odor pungente.
■ Soda cáustica ou produtos fortemente alcalinos quando em sua forma concentrada, se adicionados a água geram vapores e liberação de grande quantidade de calor.
■ Algumas normas quanto ao armazenamento de produtos químicos também devem ser seguidas. O correto é que os produtos estejam com etiquetas de identificação e separados de acordo com sua composição. Vale ressaltar que produto de higienização não deve ser misturado, a não ser quando autorizado por alguém com conhecimento técnico específico.

 Fonte: Clean  Romer´s
            WWW.CONEXAOBOMBEIRO.COM.BR