A vida é cheia de surpresas. As pessoas normalmente pensam que os problemas de saúde se desenvolvem apenas na terceira idade, mas a história não funciona exatamente assim. Na infância, juventude ou início da vida adulta elas podem sofrer uma morte inesperada por causa de mal súbito.
O mal súbito pode acontecer durante a prática de um esporte. (Foto: Divulgação)
O mal súbito pode acontecer durante a prática de um esporte

O mal súbito mata 212 mil pessoas por ano no Brasil. Só no estado de São Paulo, o problema faz mais de 20 mil vítimas fatais anualmente. Este número é bastante preocupante e requer que as pessoas fiquem atentas aos indícios que sinalizam o problema.

O QUE É O MAL SÚBITO?

O mal súbito é qualquer sintoma clínico que caracteriza a perda súbita da consciência, ou seja, das funções principais do indivíduo. O problema se manifesta de repente, em pessoas aparentemente saudáveis.

De todos os casos de mal súbito, cerca de 90% são desencadeados por arritmias cardíacas. O coração da vítima deixa de bater normalmente e adquire batimentos descompassados. Este movimento, por sua vez, não é suficiente para enviar o oxigênio aos órgãos vitais
O atendimento precisa ser muito rápido. (Foto: Divulgação)
O atendimento precisa ser muito rápido. 

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO MAL SÚBITO?

Não existe uma forma de identificar o mal súbito, pois como o próprio nome já diz, ele acontece de repente. No entanto, é possível identificar os sinais de algumas doenças que desencadeiam esta perda súbita de consciência, que na maioria das vezes, leva à morte.
Dores ou aperto no peito são sintomas. (Foto: Divulgação)
Dores ou aperto no peito são sintomas.


O infarto agudo do miocárdio e as arritmias são os principais causadores do mal súbito. Estes problemas cardíacos podem se manifestar através de incômodo peso ou dor no peito, batimentos acelerados, ânsia de vômito, dores de cabeça inexplicáveis, formigamento no corpo, falta de ar, tontura, palidez sudorese e desmaio.
PRIMEIROS SOCORROS DO MAL SÚBITO

Em casos de mal súbito, o atendimento precisa ser muito rápido para que a vida da vítima possa ser salva. Confira os primeiros socorros:

MAL SÚBITO EM BEBÊS

O mal súbito em bebês é um problema que deixa muitos pais apreensivos. Os médicos não sabem ao certo as causas do problema, mas indicam algumas formas de prevenção, como deixar o berço livre, sem qualquer tipo de objeto que possa sufocar a criança, como travesseiros e cobertores. A imaturidade do organismo do bebê, tal como o tabagismo durante a gestação, podem desencadear o mal súbito.
COMO PREVENIR MAL SÚBITO?

• Beba bastante água, principalmente nos dias quentes.

• Faça exames cardíacos periodicamente para verificar se está tudo certo com o coração.

• Pratique exercícios físicos regularmente.

• Mantenha uma dieta alimentar balanceada e com pouco teor de gordura.

• Não fume.
fonte: seligasaude.com
            WWW.CONEXAOBOMBEIRO.COM.BR