No último domingo, dia 04 de dezembro, a Praia de Itapuã recebeu nadadores para a prova de águas abertas. A 3ª etapa do "Circuito Mais Travessias de Natação em Águas Abertas: Viva RS" reuniu cerca de 200 competidores, representando diversas cidades e clubes do RS - distribuídos em quatro categorias (150 metros, mil metros, 2 mil e 3.500 metros). 

O evento também contou com a participação dos Bombeiros Civis pertencentes ao corpo de Bombeiros Civis de Itapuã que disponibilizaram todo o aparato logístico para segurança em eventos marítimos algo que garantiu, a segurança dos participantes e do público em geral.

As condições meteorológicas estavam favoráveis com temperatura agradável, presença do sol e pouco vento, o que colaborou para pouca ondulação no local das provas.

A primeira prova foi a de 3.500 metros, quando os competidores mais experientes testam sua resistência ao máximo, pois é a prova mais longa. Esta prova exigiu também uma atenção maior da equipe de segurança, composta por lanchas, jet skis, remadores e pessoal em terra, além dos Bombeiros Civis de Itapuã, que participaram ativamente durante todo o evento.

O circuito contou com o apoio da Prefeitura de Viamão, que estava representada pelo turismólogo, Anderson Goulart. Ele ressaltou a importância do evento: "Itapuã reúne grande potencial para o desenvolvimento turístico de Viamão. Eventos dessa grandeza são essenciais para a divulgação do nosso município e promover o desenvolvimento das atividades econômicas".

Um dos organizadores, Vitor Saraiva, elogiou a participação da Prefeitura e as condições que Itapuã oferecem para a realização do evento, que encerrou o ano com sua terceira etapa. A primeira etapa foi disputada no Camping da Praia das Pombas, também em Itapuã; a segunda em Arambaré; e a terceira voltou para Itapuã, encerrando o Circuito Mais Travessias de 2016.

A organização do evento arrecadou quase 200 kg de alimento através do Bônus Social, que constitui-se na doação de 1 kg de alimento por inscrição.

Matheus Evangelista, representando o Grêmio Náutico União, foi o vencedor da etapa e campeão Geral do campeonato, na Categoria 3.500 metros (foto).