Morre aos 96 anos o inventor da manobra de Heimlich.

O médico americano Henry J. Heimlich, conhecido pela popular manobra para evitar mortes de sufocamento por engasgo que leva seu nome, morreu neste sábado aos 96 anos, nos Estados Unidos.

Segundo a família, Heimlich morreu em um hospital de Cincinnati, no estado de Ohio, após ter sofrido um ataque cardiáco na segunda-feira passada.

Cirurgião torácico, Heimlich desenvolveu a técnica de emergência mais usada em caso de engasgo, consistente em abraçar uma pessoa por trás e pressionar seu diafragma com um aperto para que expulse o elemento que bloqueia a entrada de ar nos pulmões.

Segundo várias estimativas, a popularização dessa manobra durante as últimas décadas já salvou cerca de 100 mil vidas. O próprio Heimlich a utilizou com sucesso para salvar a vida de uma mulher de 87 anos em maio deste ano, mais de quatro décadas após ter inventado a técnica.

Segundo disse ao veículos de imprensa à época, essa foi a primeira vez que a aplicou o método em uma pessoa diante de uma verdadeira emergência.

Inicialmente, Heimlich se deparou com muito ceticismo em relação à manobra, pois muitos consideravam que a técnica poderia causar danos ao paciente, o que alguns especialistas ainda argumentam. O médico promoveu incansavelmente a manobra até conseguir sua difusão e, por consequência, ficar famoso.

Nascido em 1920, Heimlich combateu na Segunda Guerra Mundial e depois trabalhou em vários hospitais de Nova York antes de se instalar em Cincinnati. Ao longo da carreira, também desenvolveu outras inovações médicas, mas encontrou rejeição da comunidade médica em várias delas.

A Manobra de Heimlich é o melhor método pré-hospitalar de desobstrução das vias aéreas superiores por corpo estranho. Essa manobra foi descrita pela primeira vez pelo médico estadunidense Henry Heimlich em 1974 e induz uma tosse artificial, que deve expelir o objeto da traqueia da vítima.