Trabalhadores rurais foram vítimas de massacre em zona rural em Taquaruçu do Norte. Uma das hipóteses é que assassinos agiram a mando de fazendeiros.

Os nove trabalhadores rurais assassinados na última quarta-feira (19) em Taquaruçu do Norte, a 350 km de Colniza, município a 1.065 km de Cuiabá, foram identificados pela perícia. As vítimas são Izaul Brito dos Santos, de 50 anos, Ezequias Santos de Oliveira, 26 anos, Samuel Antônio da Cunha, 23 anos, Francisco Chaves da Silva, 56 anos, Aldo Aparecido Carlini, de 50 anos, Edson Alves Antunes, 32 anos, Valmir Rangeu do Nascimento, 55 anos e o pastor da Assembleia de Deus, Sebastião Ferreira de Souza, de 57 anos, foram torturados e mortos.

Ainda não há confirmação sobre os enterros das vítimas. Samuel, Francisco e Edson eram de Rondônia. Ezequias, Sebastião, Aldo, Fábio e Izaú são de Mato Grosso. A perícia suspeita que Valmir seja de Alagoas, mas isso ainda não foi confirmado.

A principal suspeita é que os homicídios tenham sido motivados por causa de conflito de terras. Uma das hipóteses é que fazendeiros da região tenham contratado capangas para cometer os crimes. As vítimas estariam iniciando um loteamento irregular. Os autores dos assassinatos seriam quatro homens encapuzados que entraram nos barracos erguidos na área e mataram quem estava neles. A segurança na região foi reforçada.

Segundo a perícia oficial, os corpos tinham sinais de tortura - algumas das vítimas foram amarradas e, outras, decapitadas. De acordo com a Polícia Civil, pelo menos dois trabalhadores foram assassinados a golpes de facão e, o restante, por tiros de espingarda calibre 12.

A área em que ocorreram as mortes é de difícil acesso. A Secretaria de Segurança Pública do estado disse que uma força-tarefa foi montada para trabalhar no caso, com 32 profissionais envolvidos, sendo 19 policiais militares, quatro policiais civis, três bombeiros, quatro peritos e dois pilotos do Cioaper (Centro Integrado de Operações Aéreas).
fonte: gazetaweb.globo.com


Curta nossa página no Facebook

WWW.CONEXAOBOMBEIRO.COM.BR