A Central do serviço já recebe em média 670 trotes por dia. No Dia 1 de abril, número chega a 730 ligações desse tipo.

dia 1 de abril, o Dia da Mentira, o número de trotes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) aumenta no Espírito Santo. Geralmente, a central do Samu recebe cerca de 670 trotes por dia. Neste sábado, foram 730 ligações desse tipo.

Basta ficar alguns minutos na central para flagrar as brincadeiras. A telefonista do Samu, Rosilene Ribeiro, afirma que as pessoas até simulam um atendimento falso. “A gente tem um índice bastante alto de trotes, em todos os horários. Hoje eu já atendi muitos, primeiro de abril o agravante”, pontuou.

É tanto trote que a equipe de atendimento até já reconhece alguns números de telefone. “Quando eles liga várias vezes, a gente já grava e fica registrado com trote. Porque quando você vê no começo não perde tempo”, disse a telefonista Karen Gomes.

Trotes para o Samu aumentam no Dia da Mentira .

Muitas vezes o atendente identifica o trote durante a ligação. O problema é maior quando a ambulância chega a sair da central para checar o que aconteceu.

“As pessoas ligam às vezes etilizadas, a gente ouve um grande grupo de pessoas rindo ao fundo, e percebe que é trote. Muitas vezes acontece de a gente ser acionado, enviar uma unidade e quando chega ao local não encontra nada”, explicou Nanashara Baebler, médica reguladora.