A segurança do trabalho é um importante fator para o sucesso de uma empresa. Quando acidentes e imprevistos acontecem, as perdas humanas, jurídicas e financeiras podem colocar em risco seu desempenho, e isso deve ser evitado a todo custo.
Visando melhorar a condição de trabalho dos colaboradores de um empreendimento, em 2017, a NBR 16577 (Espaço Confinado — Prevenção de acidentes, procedimentos e medidas de proteção) está mudando o dia a dia de um técnico de segurança do trabalho.
Para fazer com que sua gestão alcance seus objetivos e preze pela saúde de seus funcionários, esse profissional deve utilizar técnicas avançadas e dentro das prescrições normativas existentes em nosso país.
Como a NBR 16577 é um material relativamente novo, algumas pessoas ainda não a conhecem e devem ser atualizadas o quanto antes em relação às suas mudanças. Neste post, tiramos todas as suas dúvidas sobre a proteção em espaço confinado. Dessa forma, tenha muita atenção em sua leitura e aproveite.
Veja a importância da NR 33 para a NBR 16577
A Norma Regulamentadora NR 33 — Segurança e Saúde nos Trabalhos em Espaços Confinados — é um importante instrumento do Ministério do Trabalho para a identificação de espaços confinados, além de identificá-los, monitorá-los, e determinação dos riscos existentes.
Porém, as atividades não são totalmente detalhadas. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) tem a função de regulamentar o que está determinado nas NRs, por meio das Normas Brasileiras Regulamentadoras (NBRs).
Por mais que esses conceitos possam confundir alguns profissionais, é necessário compreender suas diferenças e utilizá-las em sua gestão. Assim, a NBR 16577 especifica e detalha os tipos de equipamentos, as manutenções e os procedimentos técnicos a serem utilizados nos espaços confinados.
Conheça suas novidades
Com o lançamento da NBR 16577, a antiga NBR 14787 foi cancelada e você precisa conhecer suas atualizações. Veja algumas delas abaixo:
Espaço confinado não perturbado
A NBR 16577 determina um espaço confinado não perturbado como aquele que não tem suas características alteradas antes, durante e depois a realização das atividades necessárias.
Em outras palavras, após a Permissão de Entrada de Trabalho (PET) — documento obrigatório para quem trabalha em um espaço confinado — ser criada, as condições ambientais não são alteradas e permanecem da maneira como foram analisadas e descritas no PET.
Espaço confinado perturbado
Já o espaço confinado perturbado é definido quando as atividades ali realizadas alteram algum aspecto de seu ambiente.
Por exemplo, ao utilizar um produto de limpeza em um espaço confinado, os gases liberados no procedimento podem desencadear uma reação química não prevista no PET e colocar em risco a vida dos trabalhadores.
Se essa situação não foi esperada, todas as medidas de segurança tomadas serão inúteis à ação desse novo reagente, trazendo grandes riscos para seus colegas de trabalho.
Com essas novidades, é possível conhecer seu ambiente profissional e propor um plano de segurança eficiente, sempre prezando pela continuidade das atividades de sua empresa e a qualidade de vida de seus colaboradores.
Lembre-se de que os acidentes em espaços confinados, na maioria das vezes, são fatais e trazem enormes prejuízos para seu negócio e para as famílias de seus colaboradores. Portanto, faça de tudo para evitar problemas no ambiente de trabalho.
Entenda qual é a importância do monitoramento de gases

A NBR 16577 também toca em um importante assunto relacionado à segurança do trabalho: o monitoramento de gases em espaços confinados. Com as novas mudanças, todo ambiente deve ter um detector de gases pronto para identificar, pelo menos, quatro tipos diferentes de substâncias.
O que antes era considerado como uma boa prática, agora, tornou-se uma obrigação. Assim, atue com os melhores equipamentos existentes no mercado, como o multigás, e evite acidentes de trabalho em seu empreendimento.
Fique muito atento e sempre ajuste os sensores de gases, já que, nessas horas, qualquer descuido pode ser fatal. Então, fique atento para respeitar os limites máximos de concentração de gases em um ambiente.
Saiba mais sobre os métodos de ventilação
O anexo B da NBR 16577 nos informa que a ventilação mecânica é a forma mais eficiente de controlar a atmosfera em um espaço confinado, não importando se os seus gases são tóxicos, inflamáveis ou deficientes de oxigênio.
Devido aos seguintes fatores, a ventilação natural não pode ser utilizada:
intensa variabilidade da velocidade e vazão do ar;
controle ineficiente do direcionamento do ar;
problemas com a diferença de altura e pressão entre as entradas e saídas de um ambiente confinado.
Ademais, as áreas ventiladas devem ser bem identificadas e marcadas apropriadamente, segundo a ABNT NBR IEC 60079-0 e a Portaria INMETRO nº 175/2010, sendo protegidas de descargas eletrostáticas e contando com o aterramento de seus equipamentos.

Como você percebeu, é necessário ter um sistema de ventilação em espaços confinados adequado ao seu ambiente de trabalho, garantido que o ar flua para dentro e para fora.
Em alguns casos, um ventilador insuflador e um outro exaustor pode resolver seus problemas com muita eficiência. Já em outras situações, os ventiladores centrífugos, axiais, reatores ou até mesmo o ar comprimido podem ser utilizados. Antes de tomar qualquer decisão, avalie os parâmetros e exemplos presentes na NBR 16577 e busque por ajuda especializada no mercado.
Atualmente, existem vários cursos relacionados à NR 33 e à NBR 16577. Portanto, para sair na frente de seus concorrentes, encontre uma instituição experiente e com notoriedade em seu ramo de atuação.
Para evitar acidentes de trabalho em sua empresa, um técnico de segurança do trabalho precisa conhecer seu processo produtivo e dialogar com seus colegas de trabalho. Além disso, ele precisa conhecer e respeitar as normas técnicas e regulamentadoras, acompanhando suas atualizações e mudanças.
Agora, você conhece um pouco mais sobre a NBR 16577 e está preparado para prestar um serviço de qualidade e adequado às necessidades do mercado. Entretanto, sempre fique muito atento para encontrar soluções eficientes em sua rotina de trabalho e nunca se acomodar.