Carga horária insuficiente, tempo de integralização inferior a cinco anos […]

Plenária do Cofen aprovou pareceres por unanimidade
Plenária do Cofen aprovou pareceres por unanimidade
Carga horária insuficiente, tempo de integralização inferior a cinco anos e insuficiência de equipamentos de Saúde necessários à formação dos discentes levaram à reprovação de oito cursos presenciais de graduação em Enfermagem avaliados pela Comissão de Avaliação MEC/Cofen. Os pareceres foram aprovados por unanimidade pela plenária do Cofen nesta segunda-feira (7/12).

“Os equipamentos de Saúde são indispensáveis para a realização de estágios e disciplinas práticas”, avaliou conselheira federal Dorisdaia Humerez, coordenadora da comissão. “Constatamos também o descumprimento das normas estabelecidas pelo próprio MEC, incluindo a carga horária mínima de 4 mil horas, integralizadas em cinco anos”, afirmou.
Cursos reprovados descumprem normas estabelecidas pelo próprio MEC, ressalta conselheira relatora
Cursos reprovados descumprem normas estabelecidas pelo próprio MEC, ressalta conselheira relatora
Os pareceres da comissão Cofen/MEC consideraram, ainda, a adequação do número de vagas ofertadas às necessidades da região. Em alguns municípios, o número de vagas pleiteadas supera em mais de cinco vezes o total de enfermeiros em atuação no município.  “O desequilíbrio entre o número de vagas e a capacidade de absorção do mercado de trabalho compromete a empregabilidade e a própria formação, que exige campos para estágio e disciplinas práticas”, afirmou a conselheira Dórisdaia.
Fruto de termo de cooperação firmando com o Ministério da Educação (MEC), responsável pela autorização dos cursos, a avaliação do Cofen tem caráter consultivo.
fonte cofem