Projeto terá escritório móvel e fará o PPCI nos comércios

O Corpo de Bombeiros de Viamão está planejando realizar um projeto chamado "Bombeiros Itinerante". Depois de ganharem três viaturas da Receita Federal, o tenente da corporação Marco Antonio Fraga teve a ideia de criar esse projeto que usará um dos veículos doados, o micro-ônibus. A ideia é transformá-lo em um escritório móvel com todo material necessário para expedir Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI) nos comércios que ficam localizados em zonas mais distantes do município.

FUNCIONAMENTO

O microônibus será equipado com uma mesa, computador, impressora, internet e televisão. Conforme o tenente será um escritório móvel. "Inicialmente atuaremos nos distritos mais distantes do município como Itapuã, Águas Claras, Palmares e Morro Grande. Futuramente planejamos estender para vilas mais próximas como Augusta e Branquinha", falou o tenente Fraga.

O projeto pretende atuar uma vez por semana em cada localidade, em toda quarta-feira, o dia inteiro. "Provavelmente teremos que voltar na comunidade em outra semana para entregar alguns documentos que não ficarão prontos na hora, como o alvará", explicou. A intenção é ajudar os comerciantes que moram longe e possuem dificuldade para se locomover até a corporação devido à distância. À frente do projeto estarão de dois a três soldados permanentes no micro-ônibus.

O tenente falou que esse projeto além de expedir alvarás e PPCIs aos comércios pretende fazer um trabalho mais amplo. "Realizaremos palestras de orientação e prevenção contra incêndios domésticos em associações de moradores, escolas, creches e demais estabelecimentos que possam reunir a população", destacou.

OPINIÃO

O proprietário do Minimercado Frasil, Ademar Carvalho disse que esse projeto seria interessante, porém não afetaria no seu caso. O estabelecimento no qual é dono fica na ERS 040 em Águas Claras e está distante da parada 42, local onde fica a corporação de Viamão.

Mesmo assim, o comerciante disse que ele já possui uma empresa contábil que realiza todo esse trabalho para ele. "Estar em dia, conforme a lei e com o PPCI atualizado é um processo burocrático. Então a solução que eu encontrei foi contratar uma empresa que cuidasse dessa parte. Assim consigo sempre estar regulamentado", destacou.

Segundo ele, por diversas vezes ao ir até a corporação não conseguia ser atendido no mesmo momento e tinha que voltar no dia seguinte. Como mora na comunidade de Águas Claras, que fica um pouco distante resolveu deixar essa parte com um escritório contábil no Centro.

Mais distante ainda do que esse estabelecimento de Águas Claras fica o Minimercado Morro Grande, na parada 97, ERS 040, em Morro Grande.

O funcionário do açougue, Alberto Carlos Silva da Silva comentou que esse projeto será muito bem-vindo. Ele não tinha informações e ficou muito interessado.

De acordo com Silva, o minimercado precisa regularizar a situação de PPCI, porém a distância dificulta muito. "Procuramos fazer tudo em Morro Grande. O deslocamento nem sempre é fácil e por isso esse projeto dos Bombeiros facilitará bastante", garantiu.

O MICRO-ÔNIBUS

Para o projeto "Bombeiros Itinerante" ter início é necessário que o micro-ônibus esteja com a situação regularizada. Por enquanto as mudanças na documentação já estão sendo providenciadas e depois será feita a manutenção do veículo. "Amanhã terei uma reunião com o prefeito Valdir Bonatto para pedir agilidade nesse processo e apresentar melhor o projeto. Espero que no máximo em 60 dias já possamos efetivá-lo", planeja.
fonte diário de viamão