O Corpo de Bombeiros Militar / MS, instituiu a Ferramenta "Sistema de Comando de Incidentes" (SCI) na Ação "Dia de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti", ação esta que faz parte da programação da "Caravana da Saúde" realizada na cidade de Dourados nos dias 14 a 17 de abril de 2016. É a segunda vez que esta ferramenta gerencial é empregada neste tipo de evento. No mês de março, em Aquidauana, também foi instituído o SCI em apoio à organização do evento.

"O Sistema de Comando de Incidentes (SCI) é uma ferramenta de gerenciamento de incidentes padronizada, para todos os tipos de sinistros e eventos, que permite a seu usuário adotar uma estrutura organizacional integrada para suprir as complexidades e demandas de incidentes únicos ou múltiplos, independente das barreiras jurisdicionais."

Para o evento em Dourados foi desenvolvido um módulo específico para coleta, transmissão, recepção e processamento e divulgação de dados em tempo real. Respectivamente na fase inicial os dados foram coletados "in loco" pelos observadores de campo, durante a realização das visitas nas residências do Bairro "Grande Água Boa" e posteriormente, na segunda fase foram transmitidos, utilizando-se de tablets com acesso à internet. Na terceira fase, os dados recebidos foram processados no Posto de Comando (Viatura APP-01, que se encontrava dentro do Complexo da Caravana da Saúde).

De forma conveniente e de acordo com a necessidade dos Órgãos e das autoridades que compunha o Comando Unificado, as informações eram divulgadas e acessadas na sala de Situação pela equipe da Secretaria de Saúde em Campo Grande /MS.

Outro recurso utilizado em apoio ao desenvolvimento da operação foi um Drone "que é um veículo aéreo não tripulado e controlado remotamente que pode realizar inúmeras tarefas" e nesta ação foi utilizado para captar as imagens dos locais que estavam sendo vistoriados pelas equipes de campo e de localizar possíveis focos do Mosquito nos imóveis que se encontravam fechados.

Em Dourados, a ação "Dia de Combate ao Mosquito Aedes Aegypti" teve a participação de várias instituições públicas e privadas (parceiros) dentre as quais destacamos a Secretaria Estadual de Saúde, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar, Exército Brasileiro, Guarda Municipal, Agetran, Secretaria Municipal de Saúde (Centro de Controle de Zoonoses e Vetores, Agentes comunitários de Saúde), Agentes voluntários de Saúde, SAMU e outras. Considerando o grande número de parceiros foram empregadas aproximadamente 700 (setecentos) pessoas que realizaram vistoria nos imóveis com objetivo de localizar focos do mosquito, panfletagem com orientações sobre como combater o mosquito e retirada de entulhos dos imóveis.

Fizeram-se presentes na ação as seguintes autoridades: Dr. Nelson Tavares – Secretário Estadual de Saúde, Dr. Murilo Zauith – Prefeito de Dourados, Dr. Sebastião Nogueira – Secretário Municipal de Saúde, Vereador Sérgio Nogueira, Cel BM Edson – Comandante do 2º GB, TC Coutinho – Exército Brasileiro, TC PM Carlos Silva – Comandante do 3º BPM, Sr. Marcelo Melo Coordenador do Programa "Caravana da Saúde" e Sr. Sérgio Luís Gonçalves Coordenador da "Caravana da Saúde".

A utilização da ferramenta e os recursos empregados no evento permitiram ao Comandante do Incidente presente no Posto de Comando receber, processar e divulgar dados e imagens no menor tempo possível, bem como ter o controle efetivo de todos os recursos (material e pessoal) empenhados no Evento.
fonte jornal preliminar

SUA MARCA CONECTADA AO MUNDO!