Em Porto Alegre, imunização ocorre em quatro postos nesta quarta (4).
Secretaria Estadual da Saúde espera receber mais doses até sexta (6).

Cidades do Rio Grande do Sul já registram falta de doses da vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe H1N1.

Canoas e São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, informaram nesta quarta-feira (4) que suspenderam temporariamente a imunização nas cidades. A capital mantém a vacinação em quatro locais (saiba mais abaixo), mas acredita que até o meio da tarde o estoque deve acabar.

Procurada pelo G1, a Secretaria Estadual da Saúde disse que não informa quais cidades gaúchas estão sem as doses. A pasta informou, porém, que espera até sexta (6) receber um lote com mais 830 mil doses da vacina, que serão distribuídos aos municípios.

Até o momento, 56% do público-alvo foi imunizado no estado. Fazem parte do grupo prioritário oessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas de cinco a 59 anos portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (apresentar comprovante), trabalhadores da área da saúde e povos indígenas. A campanha vai até o dia 20 de maio.

Na terça (3), o Rio Grande do Sul teve a confirmação de mais duas mortes por H1N1: uma mulher de 36 anos em Gramado, na Serra, e estudante de medicina de 22 anos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do estado. Ambos os casos foram confirmados pelo Laboratório Central do Estado (Lacen). O segundo caso será investigado pela Polícia Federal.

As duas ocorrências se somam aos 23 óbitos por H1N1 apontados pelo último boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, divulgado na última sexta-feira (29). As ocorrências com morte foram registradas em Brochier, Campo Bom, Carazinho, Caxias do Sul, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Sapiranga, Tapera, Três Coroas, Vacaria, Tucunduva, Flores da Cunha, Uruguaiana, Erechim, Santa Rosa, Arroio do Sal, Frederico Westphalen e seis em Porto Alegre.

Salas de vacina abertas nesta quarta-feira (4) em Porto Alegre:

US Santo Alfredo - Rua Santo Alfredo, 37 - Partenon
US Tristeza - Rua Wenceslau Escobar, 2442 - Cristal
US Restinga - Rua Abolição, 850 - Restinga
US IAPI - Rua 3 de Abril, 90, Passo D’Areia
fonte g1.globo.com