O DEA (Desfibrilador Externo Automático) é um aparelho que desfere cargas elétricas no coração em caso de alguém entrar em estado de parada cardíaca.
O DEA pode ser usado em crianças à partir de um ano de idade.
As ambulâncias possuem um DEA, mas usar um DEA, minutos antes da ambulância chegar na cena, pode dobrar as chances de sobrevivência da vítima. Portanto, cabe aos espectadores encontrar, o quanto antes, o desfibrilador mais próximo.
Onde é que posso encontrar em Desfibrilador (DEA)?
Muitos lugares públicos possuem, ao menos, um Desfibrilador junto ao seu kit de primeiros socorros. Estes lugares incluí: Shopping centers, aeroportos, estações de trem grandes empresas e escolas.
Em caso não haver um Desfibrilador no local, ligue para o 192 enquanto realiza a ressucitação (RCP) na vítima até que a ambulância chegue.
Como eu devo usar o Desfibrilador?
Não é necessário muito treinamento para utilizar o DEA. Você apenas precisa saber como que o equipamento funciona e como usá-lo da maneira correta. Iremos lhe ensinar o passo à passo:
Primeiro, certifique-se de que alguém chamou uma ambulância para o local e, até que o DEA esteja disponível, proceda com o RCP.
Ligue o DEA assim que a ambulância chegar, o equipamento irá te dar orientações sobre o que você precisa fazer. Siga essas instruções até que a ambulância ou alguém com mais experiência que você chegue ao local para assumir a ação.
Retire os Coxins (Eletrodos, também conhecidos como “pás”) de dentro do equipamento. Remova ou corte as roupas da vítima e apare todo e qualquer excesso de pelo do peito vítima.
Remova o lacre dos coxins e aplique-os no peito da vítima.
Coloque o primeiro Coxin no peito, no superior direito, justamente acima de seu mamilo, como indica o Coxin.
Coloque o segundo Coxin no lado esquerdo da vítima, logo abaixo de seu mamilo, próximo à costela.
Assim que você finalizar esse procedimento, o DEA irá checar o batimento cardíaco da vítima. Se certifique que ninguém toque na vítima. Continue seguindo os comandos visuais e auditivos que o equipamento irá lhe fornecer até que uma ajuda especializada chegue no local.