Tempestade assusta e provoca estragos







A tempestade que atingiu Sorocaba, ontem à noite, provocou quedas de árvores, inundações e um desabamento, além de deixar pontos da cidade sem energia elétrica. Até as 11h, desta quinta-feira, cerca de 20 mil clientes ainda estavam sem energia elétrica, devido à chuva que atingiu as regiões de Salto, Jundiaí e Sorocaba, informou a CPFL. A cidade mais afetada é Araçoiaba da Serra, com 5 mil clientes afetados.

Segundo a companhia, fortes ventos provocaram danos ao sistema elétrico, como quedas de árvores e materiais que foram lançados na rede. A expectativa é de que a maioria dos clientes seja atendida ainda nesta quinta-feira, e tenha o fornecimento de energia restabelecido.

De acordo com a Defesa Civil de Sorocaba, quatro ocorrências foram registradas até a meia-noite de ontem: um desabamento no Jardim Marcelo Augusto e pontos de inundação nos bairros Jardim Ipiranga, Nova Esperança e Jardim Aeroporto. O nível do rio Sorocaba subiu visivelmente, porém, não chegou a invadir a avenida Dom Aguirre.

A avenida General Carneiro ficou sem energia elétrica e em uma de suas travessas, na rua Marechal Deodoro da Fonseca, uma árvore atingiu um carro estacionado, danificando também cabos de eletricidade.


A rua Ulisses Sanches Fruet, no Wanel Ville, amanheceu com casas destelhadas e duas árvores no asfalto. "A minha casa esta com um toldo de uma pizzaria no telhado", relatou a moradora Hahni Jones.

Na rua Francisco Bueno de Camargo, os cabos da rede de energia elétrica foram rompidos, fato que deixou sem luz os moradores das imediações e da escola municipal Tereza Ciambelli Gianni. Às 10h30, o fornecimento de energia tinha sido restabelecido apenas para a escola.

Já no início da madrugada de hoje, uma leitora de Araçoiaba da Serra entrou em contato com a redação do Cruzeiro do Sul para relatar que um forte vendaval castigou o município, provocando destelhamentos, quedas de árvores e postes de iluminação.

Árvore destrói carro

Uma árvore caiu sobre um Ford Edge na rua Imperatriz Leopoldina, no Mangal. Rodnei Gomes, de 52 anos, proprietário do veículo, moradora em Jundiaí. Ele conta que jantava num restaurante naquela rua quando a chuva começou. Por volta das 22h30, a árvore despencou e destruiu o veículo. Até as 10h desta quinta-feira, os bombeiros ainda não haviam comparecido ao local para retirar a árvore, devido ao grande número de chamados. Sem ter como voltar para a casa, o empresário procurou um hotel e retornou ao local nesta manhã, onde aguardava a liberação do carro para o comparecimento da seguradora.

A queda da árvore também interditou a rua metros adiante do hospital Evangélico. Agentes de trânsito da Urbes orientam os motoristas a retornarem pela contramão.
fonte Cruzeiro do Sul